HOME FEEDBACK

USP investe R$ 281 mi em expansão de hospital de Ribeirão Preto

A nova Unidade de Emergência do HC da FMRP contará com 400 leitos e será gerida pela Secretaria de Estado da Saúde. O projeto também prevê a criação de novas iniciativas acadêmicas e parcerias com a Prefeitura de Ribeirão Preto.

Conselho Universitário da USP aprovou, em 3 de junho de 2025, a construção de uma nova Unidade de Emergência do HC da FMRP, com 400 novos leitos.

A aquisição de um terreno de 795.736,14 m² em Ribeirão Preto custará R$ 281 milhões.

A universidade cederá o terreno para a Secretaria de Estado da Saúde, que gerenciará a nova unidade, incluindo a incorporação do Hospital Santa Tereza e do Hospital Estadual.

O Hospital Santa Tereza será transformado em um Instituto de Psiquiatria e Saúde e o Hospital Estadual servirá como campo de prática acadêmica para a Faculdade de Medicina e a Escola de Enfermagem da USP.

A expansão também trará 2 novos núcleos acadêmicos:

  • Escritório jurídico vinculado à Faculdade de Direito
  • Setor de planejamento e gestão hospitalar associado à FEA

A USP formará 5 equipamentos em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, que custeará as despesas:

  • 4 voltados à atenção à saúde pelo SUS
  • 1 focado em educação e biodiversidade

O projeto incluirá uma Farmácia Universitária Modelo e um Laboratório de Análises Clínicas, ambos ligados à Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, destacou que os projetos atendem à ampliação das atividades acadêmicas e à aproximação com a sociedade.

Leia mais em poder360