Vagas de pousos e decolagens da Voepass nos aeroportos de SP ficam disponíveis após crise da empresa
Novas empresas aéreas poderão aproveitar os horários de pouso e decolagem que a Voepass não utilizou nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos a partir deste domingo. A decisão da Anac visa garantir a ocupação dos slots e se aplica apenas à atual temporada de voos.
Slots da Voepass em Congonhas e Guarulhos disponíveis para outras aéreas
A partir de domingo, 11, os 20 slots diários da Voepass no Aeroporto de Congonhas e 8 slots no Aeroporto Internacional de Guarulhos poderão ser utilizados por outras empresas aéreas, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A decisão ocorre devido ao não cumprimento de regularidade pela Voepass, que não atingiu o índice mínimo de 80% de voos programados. A Anac afirma que a realocação é respaldada pela Resolução 682 de 2022.
Atualmente, apenas cinco aeroportos no Brasil utilizam o sistema de slots. No aeroporto de Congonhas, a participação da Voepass corresponde a 3% dos slots.
A Voepass teve suas operações suspensas em 11 de março após decisão cautelar da Anac e não conseguiu retomar os voos a tempo. A crise da empresa começou após o acidente fatal de um de seus aviões em agosto do ano passado, que deixou 62 mortos.
Os slots da Voepass permanecem disponíveis até o fim da temporada atual, sem impactar futuros direitos de slots. Na próxima eleição de slots, a Anac focará em atrair novas companhias aéreas.