Vai comprar presente para o Dia das Mães? Saiba como escapar de fraudes
Com o aumento das vendas online, cresce também o risco de fraudes que podem impactar tanto consumidores quanto lojistas. Especialistas alertam para a importância de medidas de segurança em transações digitais, especialmente durante datas com elevado volume de compras.
Aumento nas vendas em datas comemorativas gera risco de fraudes, segundo especialistas.
O comércio, especialmente o varejo digital, enfrenta um movimento intenso durante eventos como o Dia das Mães, mas isso também resulta em um crescimento de golpes online.
De acordo com o Relatório de Identidade e Fraude da Serasa Experian, 51% dos brasileiros enfrentaram tentativas de fraude em 2024. Dados da Axur mostraram um aumento de 26 vezes na exposição de dados de cartões e 13 vezes no vazamento de credenciais em comparação a 2023.
Adilson Neves, diretor da fintech Paytime, alerta que lojas podem ser responsabilizadas em casos de chargeback se dados de outros usuários forem usados para compras.
Recomendações para lojistas:
- Investir em sistemas de pagamento com autenticação robusta, como o protocolo 3DS.
- Utilizar ferramentas antifraude para bloquear transações suspeitas.
- Adotar links de pagamento para maior segurança em vendas por redes sociais.
Atenções para consumidores:
- Desconfiar de sites falsos e promoções enganosas.
- Evitar cliques em links de SMS, e-mail ou aplicativos.
- Preferir cartão de crédito como forma de pagamento, pois oferece mais segurança e opções de contestação.
A Kaspersky registrou 893 milhões de tentativas de phishing em 2024, aumento de 26% em relação ao ano anterior, com o Brasil entre os países mais afetados.