HOME FEEDBACK

Valdemar afirma que ocupação na Câmara foi “manifestação pacífica”

Costa Neto defende a ação da oposição como pacífica e legítima em prol da votação da anistia. Ele expressa confiança no reconhecimento da legitimidade dos atos pelos órgãos competentes da Câmara.

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, defende ocupação pacífica da Mesa Diretora da Câmara por oposição nos dias 5 e 6 de agosto.

Costa Neto classifica os atos como de caráter pacífico e legítimo, visando resgatar a discussão da pauta da anistia e a autonomia entre os Poderes.

A declaração é uma resposta ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que encaminhou representações disciplinares contra 14 deputados envolvidos nos atos.

As solicitações à Corregedoria Parlamentar podem levar à suspensão dos mandatos por 6 meses. Motta enviou os pedidos na última sexta-feira (8.ago), e 13 dos deputados são do PL.

Costa Neto expressa confiança na legitimidade das ações da oposição e reafirma o compromisso do PL com a democracia e a harmonia entre os Poderes.

A ocupação visava pressionar Motta a votar projetos sobre a anistia dos envolvidos na invasão de 8 de janeiro e o fim do foro privilegiado. Após horas de tumulto, a oposição desocupou a Mesa no dia 6.

Motta enfrentou dificuldades para retomar a presidência, mesmo com o apoio da Polícia Legislativa.

Leia mais em poder360