Valdemar Costa Neto diz que Bolsonaro definirá candidato do PL em 2026 e cita Trump como ‘única esperança’
Valdemar Costa Neto defende alinhamento com Jair Bolsonaro e considera Trump como a solução para os atuais desafios políticos do Brasil. Ele critica a atuação do Judiciário e destaca a pressão internacional sobre o país, refletindo a influência dos Estados Unidos nas questões internas.
Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), afirmou que a “única esperança” política é o ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Ele reafirmou o apoio total ao ex-presidente Jair Bolsonaro e declarou que o PL aceitará qualquer candidato indicado por ele para a sucessão presidencial de 2026.
Costa Neto criticou a perseguição judicial ao ex-presidente, comparando com a situação de Lula, que ficou preso por 580 dias. Ele enfatizou a expectativa de que a atuação do Judiciário, especialmente do ministro Alexandre de Moraes, não ficará sem repercussões.
As declarações coincidem com a crescente influência dos Estados Unidos na política brasileira. Trump e sua ala afirmam que Bolsonaro é alvo de uma “caça às bruxas” e criticam Moraes por agir contra a liberdade de expressão.
A Polícia Federal indiciou Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro por coação e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. A investigação revela que Eduardo buscou incentivos de Trump para sanções contra o Brasil. Mensagens mostram Bolsonaro consultando o advogado Martin Luca, aliado a Trump, sobre como lidar com um tarifaço de 50% sobre importações.
Bolsonaro é réu na ação penal da chamada “trama golpista”, com julgamento previsto para 2 de setembro no STF. Ele e outros oito aliados enfrentam acusações graves. Sua defesa se disse surpresa com o indiciamento e está preparando as devidas respostas.
Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Nátaly Tenório