HOME FEEDBACK

Valdemar diz que candidato do PL é Bolsonaro ou ‘só quem ele escolher’

Valdemar Costa Neto reafirma a candidatura de Jair Bolsonaro à presidência, mas admite a possibilidade de um substituto escolhido pelo próprio ex-presidente. Enquanto isso, Carlos Bolsonaro busca apoio para sua candidatura ao Senado, com foco em Santa Catarina e outros estados.

Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, reafirmou que Jair Bolsonaro é o candidato do partido à Presidência da República, mas deixou em aberto a possibilidade de substituição, a ser definida apenas por Bolsonaro.

Valdemar também declarou apoio ao vereador Carlos Bolsonaro para a candidatura ao Senado em Santa Catarina ou em outro estado de sua escolha. Ele ressaltou: “Nosso candidato a presidente é Jair Bolsonaro ou quem ele escolher”.

Essa declaração ocorre em um contexto de discussões acentuadas sobre quem poderá herdar os eleitores de Bolsonaro, que permanece inelegível até 2030 por condenações do TSE e enfrenta julgamento no STF na próxima terça-feira.

No mesmo dia, Lula anunciou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, será seu adversário nas eleições de 2026. Tarcísio admitiu, internamente, seu interesse em concorrer à presidência.

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, mencionou Tarcísio como uma opção para a candidatura da sigla, e Valdemar sugeriu que, se concorrer, ele deve se filiar ao PL.

Sobre Carlos Bolsonaro, a situação é delicada em Santa Catarina, com resistências locais. O governador Jorginho Mello negou um acordo sobre a candidatura de Carlos.

A discussão sobre essa candidatura será abordada durante a visita de Valdemar a Bolsonaro, que está em prisão domiciliar.

São considerados outros estados, como São Paulo e Roraima, para a candidatura de Carlos. Carlos reagiu, negando impasses e sustentando que não será “intimidado”. Seu irmão, Eduardo Bolsonaro, que enfrenta suas próprias questões legais, avisou que a possível substituição não será feita por força ou chantagem.

Leia mais em infomoney