“Vamos sair dessa”, diz Haddad sobre tarifaço de Trump
Ministro Haddad aponta negociações como solução para tarifa de 50% dos Estados Unidos. Ele defende que a decisão americana não se sustenta sob uma perspectiva econômica.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo do presidente Lula vai tentar contornar a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos ao Brasil.
Em entrevista ao Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Haddad destacou que a negociação é o caminho a seguir. “Não acredito que esse tipo de guerra comercial ajude quem quer que seja," disse.
A tarifa foi anunciada por Trump na noite de 4ª feira (9.jul), com início em 1º de agosto caso não seja revertida.
Haddad acredita que a situação não deve se manter e que o Ministério das Relações Exteriores cuidará da questão. “Temos uma diplomacia reconhecida no mundo," afirmou.
Trump alegou que o governo dos EUA precisa se afastar de uma “relação de longa data e muito injusta” com o Brasil. Haddad discorda, afirmando que os EUA têm superavit comercial com o Brasil desde 2009.
“Essa decisão é eminentemente política," ressaltou Haddad, criticando a falta de racionalidade econômica na ação dos EUA.