Van Hattem e Girão visitam presos do 8 de Janeiro na Argentina
Deputados visitam brasileiros presos na Argentina e pedem solução urgente. Eles afirmam que a situação é de violação de direitos e de saúde, destacando a necessidade de agir humanitariamente.
Deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) e senador Eduardo Girão (Novo-CE) visitaram o complexo penitenciário de Ezeiza, em Buenos Aires, para apoiar os 5 brasileiros presos por atos de 8 de janeiro de 2023.
Van Hattem destacou que a visita teve como propósito entender melhor a situação e demonstrar solidariedade, afirmando: “Viemos visitar os presos políticos brasileiros que infelizmente estão nessa condição na Argentina, apesar de terem asilo.”
Girão descreveu os 5 como estando numa situação deplorável, chamando-a de “causa humanitária” e expressou preocupação com problemas de saúde. Ele ressaltou que essa situação não é política, mas de humanidade e que estão em contato com o governo argentino.
Van Hattem informou que luta para resolver o problema em nível governamental e reforçou que pessoas com asilo não deveriam estar em tais condições, conforme os tratados internacionais.
Em novembro, a Justiça argentina emitiu mandados de prisão contra os brasileiros, após pedido de extradição do ministro do STF, Alexandre de Moraes, em 15 de outubro. Os detidos, que aguardam o julgamento do processo de extradição, são 4 homens e 1 mulher.
O STF já responsabilizou, até 12 de agosto de 2025, 1.190 pessoas pelos atos de 8 de janeiro. Deste total, 638 foram julgadas e condenadas, enquanto 552 fecharam acordo com o MPF.