Vaticano planeja levar corpo do papa para Basílica de São Pedro na quarta-feira
O corpo do Papa Francisco será trasladado para a Basílica de São Pedro na próxima quarta-feira, onde será homenageado pelos fiéis. As condições do velório e do funeral estão sendo organizadas pelo Vaticano após a convocação dos cardeais.
Morte do Papa Francisco
O Papa Francisco morreu nesta segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos, às 2h35 (horário de Brasília). O traslado do corpo à Basílica de São Pedro poderá ocorrer na próximas quarta-feira, conforme anúncio do Vaticano.
A confirmação do traslado e as modalidades do velório serão definidas após a primeira congregação de cardeais, convocada para as reuniões preparatórias sobre o funeral e o conclave.
O corpo do Papa será exposto como os papas anteriores, mas com algumas inovações em relação ao rito tradicional:
- A confirmação da morte ocorrerá em sua capela particular.
- O corpo será colocado em um caixão de madeira com interior de zinco.
- A exposição do corpo será feita diretamente na basílica, sem catafalco.
A Sé Vacante é o período que inicia após a morte do papa, marcando os preparativos para o funeral e a convocação do conclave. Atualmente, 138 cardeais com menos de 80 anos podem participar da eleição, incluindo sete brasileiros.
As cerimônias fúnebres começarão nesta segunda-feira, 21, e o Papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, ao invés da Basílica de São Pedro. Esta mudança é a primeira desde 1903.