HOME FEEDBACK

Vaticano realizará missa em intenção da alma do papa Francisco às 14h

Celebrante da missa em sufrágio do Papa Francisco, cardeal Baldo Reina, também presidirá ritos de constatação da morte. Conclave para eleger o próximo papa será iniciado em breve, seguindo os rituais tradicionais da Igreja.

Vaticano anuncia missa em sufrágio pelo Papa Francisco, que faleceu na segunda-feira, 21 de abril de 2025.

A celebração eucarística ocorrerá às 14h (horário de Brasília) na Basílica de São João de Latrão, presidida pelo cardeal Baldo Reina.

Após a missa, será realizado, às 15h, os ritos de constatação da morte na capela privada do papa, na Capela de Santa Marta, presidido pelo camerlengo Kevin Joseph Farrell.

Francisco foi o 2º líder mais velho a governar a Igreja Católica nos últimos 700 anos, enfrentando problemas respiratórios e diagnosticado com pneumonia bilateral após uma internação em fevereiro.

Com sua morte, os cardeais iniciarão o conclave para eleger o 267º papa na Capela Sistina. O ritual se remonta ao século 13, com a participação de cardeais com menos de 80 anos, limitados a 120.

Para ser eleito, um candidato precisa de 2/3 dos votos. A escolha é anunciada ao mundo por meio de fumaça colorida: fumaça preta indica que o papa não foi escolhido e fumaça branca comunica a eleição do novo líder.

Após a aceitação do cargo, o novo papa escolhe um nome papal e o processo de votação continua até que haja um eleito.

Leia mais em poder360