HOME FEEDBACK

Vaticano tem fumaça preta e fica sem papa na 3ª votação

Cardeais voltam às urnas após terceira rodada sem consenso. Votações seguem até 22 de maio, podendo se estender em caso de incertezas.

Conclave para Eleição Papal:

Os 133 cardeais não conseguiram eleger um novo papa na 3ª votação do conclave em 8 de maio de 2025.

Às 6h51 (horário de Brasília), a chaminé na Capela Sistina soltou fumaça preta, sinalizando que o novo pontífice ainda não foi escolhido.

Para a eleição ser validada, são necessários ⅔ dos votos dos cardeais, ou seja, 89 votos. O cardeal eleito terá a possibilidade de aceitar ou recusar o papado. Se aceitar, fumaça branca será emitida.

Na mesma data, os cardeais farão duas outras votações, continuando o processo até 22 de maio, com 4 pleitos por dia (2 pela manhã e 2 à tarde).

Horários para liberação das fumaças (horário de Brasília):

  • Fumaça preta após votações ímpares;
  • Fumaça branca em qualquer momento se um pontífice for eleito.

Caso não haja um novo papa até domingo (11 de maio), a eleição será suspensa para orações e práticas de discussão.

Após 11 de maio, o conclave pode durar até 10 dias, mantendo 4 votações diárias. Pausas e discursos ocorrerão a cada 7 sessões.

A partir de 21 de maio, apenas os 2 cardeais mais votados disputarão a final, mantendo a necessidade dos 2/3 dos votos para eleição.

Não há prazo definido para o conclave; ele pode durar dias ou semanas. A última eleição levou 2 dias, enquanto a mais longa durou 2 anos e 10 meses.

Leia mais em poder360