HOME FEEDBACK

Veja como baixar o programa para declarar o IR no celular, tablet ou online

Contribuintes já podem utilizar o Meu Imposto de Renda para declarar online sem necessidade de instalação. Prazo para envio das declarações vai até 30 de maio, com novidades nas funcionalidades disponíveis.

A Receita Federal liberou na manhã desta terça-feira (1º) a opção de declarar o Imposto de Renda por celular, tablet ou online, sem precisar instalar o PGD (Programa Gerador de Declaração). O sistema estava previsto para ser disponibilizado às 9h, mas houve atraso de uma hora.

O contribuinte pode acessar a declaração pelos sites Meu Imposto de Renda ou e-CAC, ou pelo aplicativo da Receita Federal.

O prazo para envio das declarações começou em 17 de março e vai até 30 de maio. A liberação do Meu Imposto de Renda (MIR) atrasou devido à paralisação dos auditores fiscais.

A Receita também disponibilizou a declaração pré-preenchida com dados de empresas, bancos, hospitais e outros órgãos. Informações parciais foram liberadas em 17 de março.

O MIR substituirá o PGD, mas ainda não existe um prazo definido para essa mudança. Neste ano, o MIR não suporta certas funcionalidades, como a declaração de renda variável e importação de dados do GCAP.

Contribuintes que precisam informar tais dados devem usar o programa para download no computador. Para utilizar o MIR, é necessário ter uma conta nível prata ou ouro no portal Gov.br.

Após acessar o programa, o contribuinte deve selecionar Nova Declaração e pode optar pela declaração pré-preenchida, se tiver conta ouro ou prata.

Despesas específicas garantem dedução no Imposto de Renda, resultando em menor imposto ou maior restituição. A restituição será paga em cinco lotes, de maio a setembro, com o primeiro pagamento em 30 de maio.

A ordem de pagamento segue a data e horário de envio da declaração. A tabela mensal ou anual de desconto do Imposto de Renda ajuda os contribuintes a entender sua obrigatoriedade e isenções.

Leia mais em folha