HOME FEEDBACK

Veja como consultar se você caiu na malha fina do Imposto de Renda

Verifique a aprovação da sua declaração de Imposto de Renda e evite cair na malha fina. A consulta pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal ou pelo portal e-CAC.

Mais de 5 milhões de contribuintes entregaram a declaração do Imposto de Renda em duas semanas após a abertura do prazo, que vai até 30 de maio.

Ainda é necessário conferir se a declaração foi aprovada ou se há pendências.

Para isso, verifique o extrato na seção Meu Imposto de Renda, pelo aplicativo da Receita Federal ou pelo portal e-CAC. É preciso ter conta nível prata ou ouro no Gov.br.

A Receita informa que o contribuinte pode saber sobre pendências em até 24 horas após o envio. Porém, este prazo pode ser maior em períodos de alto tráfego.

No ano passado, 1,5 milhão de declarações caíram na malha fina, resultando em retenção da declaração até que correções sejam feitas.

Ao consultar o extrato, é possível identificar pendências e corrigi-las através de uma declaração retificadora pelo PGD ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. Importante: quem usou o PGD não pode retificar pelo MIR.

A retificação é considerada uma nova declaração e altera a posição na fila de restituição. Caso o problema persista, o contribuinte pode receber uma intimação fiscal com 20 dias para apresentar documentos.

Fique atento ao download do aplicativo pela AppStore ou PlayStore, certificando-se de que o desenvolvedor é Serviços e Informações do Brasil. Após o login, acesse o item Meu Imposto de Renda.

Considere que mesmo após a mensagem "Processada", a declaração pode cair na malha fina durante cinco anos. Acompanhe as "Pendências de Malha" periodicamente.

Após a análise, a mensagem "Em fila de restituição" indica que não há retenções e a restituição será paga em cinco lotes de maio a setembro, com o primeiro pagamento no 30 de maio.

A ordem de pagamento será baseada na data e horário de envio da declaração.

Leia mais em folha