HOME FEEDBACK

Veja como reagiram os líderes dos países no alvo das ‘tarifas recíprocas’ de Trump

Trump anuncia tarifas recíprocas de 10% sobre produtos estrangeiros, atingindo países como Brasil e aliados. Reações imediatas destacam preocupações sobre o impacto de uma possível guerra comercial global.

Donald Trump, presidente dos EUA, anunciou hoje uma nova política de tarifas recíprocas, impondo um imposto de importação de ao menos 10% sobre todos os produtos estrangeiros.

O Brasil está entre os países afetados, com a taxa mais baixa do pacote. Outros países, como a China, enfrentarão tarifas significativamente mais altas, que podem chegar a 54% somando tarifas já existentes.

A Coreia do Sul reagiu, com seu líder solicitando ativa atuação nas negociações, já que seus produtos foram taxados em 25%. O Reino Unido, cujo imposto será de 10%, optou por manter a calma e buscar acordos, enquanto o Japão lamentou a tarifa de 24%.

Outros países latino-americanos como Colômbia, Argentina, Chile, Peru, entre outros, também estão na faixa de 10%. Contudo, não houve alteração nas tarifas para Canadá e México, que já enfrentam 25% de taxas.

Em resumo, a política de tarifação dos EUA promete gerar tensões comerciais globalmente, com reações diversas entre os países envolvidos.

Leia mais em o-globo