HOME FEEDBACK

Veja linha do tempo dos 12 dias da guerra Israel-Irã

Três países, incluindo os EUA, se tornaram protagonistas do conflito, que resultou na morte de mais de 250 soldados e civis. O cessar-fogo foi anunciado após uma intensa escalada de ataques entre Israel e Irã, marcando um momento crítico na geopolítica do Oriente Médio.

Cessar-fogo entre Israel e Irã foi anunciado por Donald Trump, encerrando a guerra de doze dias que começou com um bombardeio israelense a instalações nucleares iranianas.

A guerra foi o enfrentamento militar mais dramático desde a fundação da República Islâmica em 1979. Envolveu também a participação dos EUA, com bombardeios a instalações nucleares do Irã.

Dados da guerra:

  • 250 mortos iranianos em bombardeios israelenses;
  • 30 mortos israelenses por ataques iranianos;
  • Israel bombardeou Natanz e Isfahan; e bases aéreas em todo o Irã;
  • Iranianos se vingaram com mísseis contra Israel.

O conflito escalou com Israel afirmando controle sobre o espaço aéreo iraniano, enquanto bombardeava infraestrutura vital do Irã e atacava lideranças militares.

O ataque israelense à emissora estatal do Irã resultou em um funcionário morto, e bombardeios iranianos causaram morte de civis em Israel.

A situação se intensificou com ameaças de intervenção americana. No dia 22, os Estados Unidos atacaram diretamente instalações nucleares do Irã, causando condenação internacional.

Após uma série de ataques, Trump anunciou um cessar-fogo, que será seguido por uma trégua de 24 horas, encerrando a chamada "Guerra dos Doze Dias".

Leia mais em folha