Veja quando será pago o terceiro lote do IR 2025 e quem pode entrar nele
Contribuintes que declararam o Imposto de Renda até o início do prazo e não estão na lista de prioridades poderão receber a restituição a partir de 31 de julho. A consulta sobre a inclusão no terceiro lote estará disponível a partir de 24 de julho.
Restituição do Imposto de Renda 2025:
Os contribuintes que declararam o Imposto de Renda 2025 nos primeiros dias do prazo e não estão na lista de prioridades receberão a restituição a partir do terceiro lote.
Data de pagamento: 31 de julho, conforme calendário da Receita Federal.
Uma semana antes, em 24 de julho, o contribuinte poderá consultar se está na fila no site Consultar Restituição. É necessário informar:
- CPF
- data de nascimento
- ano de exercício (2025)
Quem será contemplado? O terceiro lote inclui contribuintes que não estão na lista de prioridades, mas é necessário que a declaração esteja correta. Se o contribuinte cair na malha fina, deve corrigir a declaração e perderá a vez.
A Receita fechará o terceiro lote na primeira quinzena de julho, podendo incluir contribuintes que declararam fora do prazo, desde que não estejam na malha fina e dependam do orçamento disponível.
Correção: A restituição será corrigida com juros de 1% ao mês mais o pagamento da Selic, taxa básica da economia. O total de restituições será pago em cinco lotes, de maio a setembro.
Atualmente, a Receita está pagando o segundo lote, com consulta aberta desde 23 de julho, e que contempla apenas contribuintes prioritários. Este lote inclui 6,5 milhões de contribuintes e totaliza R$ 11 bilhões em créditos.
Consultas e informações: Se o contribuinte não entrar no segundo lote, será informado sobre sua situação na fila de restituição ou se ainda está em processamento. Os pagamentos incluem correção, e se não ingressar neste lote, há oportunidades nos próximos.
Principais situações informadas pelo fisco: