Veja que horas é o eclipse lunar e como assistir
Brasileiros poderão observar a transformação da Lua em um tom avermelhado durante o primeiro eclipse lunar total do ano. O fenômeno promete ser visível em diversas regiões do país e é recomendado para ser assistido a olho nu.
Na madrugada de sexta-feira (14), brasileiros poderão acompanhar o primeiro eclipse lunar do ano, que deixará a Lua com cor avermelhada. O evento ocorrerá das 0h57 às 7h (horário de Brasília), conforme o Observatório Nacional.
O auge do fenômeno será entre 3h26 e 4h31.
Conhecido como "Lua de Sangue", o eclipse acontece quando a Lua se move na sombra da Terra, recebendo luz solar indireta pela atmosfera, o que promove a coloração avermelhada.
O eclipse será total, com a Lua passando por três fases:
- Penumbral: quando a Lua está na penumbra;
- Parcial: quando a Lua entra na umbra;
- Total: quando a Lua está totalmente coberta pela umbra.
O fenômeno pode ser observado a olho nu, sem riscos à saúde ocular. Recomenda-se um local sem nuvens e direcionar o olhar para o oeste, onde o Sol se põe.
O Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo no YouTube, com imagens em tempo real, das 0h30 às 5h.
O evento será visível em todo o continente norte-americano, boa parte da América do Sul e algumas regiões da Europa, África e Oceania. Segundo a NASA, o próximo eclipse lunar total observado no Brasil será em 03 de março de 2026.