Veja quem são os congressistas que impedem sessões em troca de anistia a Bolsonaro
Aliados de Bolsonaro travam votações no Congresso em protesto pela prisão do ex-presidente. Eles exigem a votação de medidas como anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de Janeiro e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
Deputados e senadores aliados de Jair Bolsonaro (PL) no Congresso Nacional decidiram travaram as pautas de votações exigindo um pacote de medidas em favor do ex-presidente, preso em 4 de setembro.
A iniciativa, anunciada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), visa ocupar as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, impedindo o início das sessões plenárias.
Segundo Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, a expectativa é que nada seja votado esta semana, mas a decisão de parar os trabalhos caberá aos presidentes das comissões.
Os congressistas exigem, em troca de iniciar os trabalhos, a votação de anistia "ampla, geral e irrestrita" aos envolvidos no 8 de Janeiro, o impeachment do ministro Alexandre de Moraes (STF) e a proposta de emenda à Constituição (PEC) que extingue o foro privilegiado.
Na Câmara, deputados chegaram a tapar as bocas com fita adesiva em protesto contra a prisão de Bolsonaro. Alguns foram vistos retirando a fita temporariamente para beber água ou falar ao telefone.
Participantes dos protestos:
- Deputados da Câmara
- Senadores
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias