Veja tudo o que mudou na declaração pré-preenchida do IR 2025
Prazo para a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 é adiado para 1º de abril, e traz novas exigências e informações sobre contas no exterior. Contribuintes devem estar atentos às mudanças na checagem dos dados e no acesso ao sistema.
Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 será liberada apenas no 1º de abril, diferente dos anos anteriores.
O prazo para declarar o Imposto de Renda é de 17 de março a 30 de maio.
Mudanças no lançamento: questões técnicas e a greve dos auditores-fiscais causaram atraso. A divulgação ocorrerá gradualmente até 1º de abril.
O acesso à declaração pré-preenchida será via e-CAC, programa para computador, ou app Receita Federal (o app Meu Imposto de Renda foi desativado).
A expectativa é que 46,2 milhões de declarações sejam recebidas este ano, com um aumento no número de optantes pela modalidade pré-preenchida.
Confirmação das informações: agora haverá uma sinalização para que o contribuinte revise as informações. A não marcação como revisado impedirá a entrega da declaração.
Novidade sobre contas no exterior: informações de contas bancárias no exterior serão automaticamente incluídas, provenientes de convênios da Receita com instituições.
Conta ouro ou prata do Gov.br: para usar a pré-preenchida, é necessário ter uma conta desse tipo. A Receita permite a autorização de um CPF para acessar a declaração de outro.