Velório do Papa Francisco: caixão chega à Basílica de São Pedro para início do funeral
Cerimônia de traslado do caixão do papa Francisco atrai fiéis e autoridades no Vaticano. O corpo será exposto para a despedida dos devotos antes do funeral.
Caixão do papa Francisco chegou à Basílica de São Pedro, carregado em procissão por funcionários e escoltado pela Guarda Suíça.
A cerimônia de traslado começou nesta quarta-feira às 9h (hora local, 4h de Brasília) na capela da Casa Santa Marta, sua antiga residência.
A procissão passou pela Praça Santa Marta, Praça dos Protomártires Romanos, cruzou o Arco dos Sinos, saiu na Praça São Pedro e entrou na Basílica pela porta central.
Na frente do caixão, estavam cardeais presentes em Roma, cercados pelos secretários e assistentes do pontífice.
O caixão foi colocado em frente ao túmulo de São Pedro e ao Baldaquino de Bernini.
Antes, imagens mostraram a capela de Santa Marta, onde Francisco foi velado, com os cardeais aguardando o início da procissão.
O cardeal camerlengo, Kevin Joseph Farrell, borrifou água benta sobre o caixão e leu uma mensagem de despedida, ressaltando a grande comoção pelo falecimento do papa.
Centenas de veículos de comunicação registraram o momento enquanto os fiéis se reuniam na praça para o último adeus, a partir das 11h (6h de Brasília).
Dentro da basílica, bispos e cardeais estavam presentes para a Liturgia da Palavra, celebrada pelo cardeal camerlengo.
Com EFE.