Vendas de carros elétricos de Volks e BMW superam Tesla na Europa em fevereiro
Tesla enfrenta queda acentuada nas vendas de veículos elétricos na Europa, perdendo espaço para concorrentes tradicionais e chineses. A situação é agravada pela troca de modelo do popular Model Y e pela influência política do CEO Elon Musk na percepção da marca.
Queda nas vendas da Tesla na Europa: em fevereiro, as vendas de veículos elétricos da Tesla caíram, ultrapassadas pela Volkswagen e BMW, além de rivais chineses, segundo dados da JATO Dynamics.
Impacto de Elon Musk: O CEO da Tesla, Elon Musk, é criticado por seu apoio a partidos de extrema direita na Europa, afetando a lealdade à marca.
Desempenho das vendas: As vendas de veículos elétricos a bateria da Tesla caíram em média 44% em comparação a fevereiro de 2024, totalizando menos de 16.000 unidades. Sua participação de mercado caiu para 9,6%, o menor nível em cinco anos.
Concorrência crescente: Enquanto isso, a Volkswagen teve um aumento de 180% nas vendas, alcançando menos de 20.000 carros vendidos. A BMW e a Mini também se destacaram com quase 19.000 BEVs vendidos.
Marcas chinesas: BYD e Polestar aumentaram suas vendas em 94% e 84%, respectivamente. Outras marcas chinesas como Xpeng e Leapmotor também tiveram desempenho positivo.
Outros resultados: As vendas de BEVs da Volvo e da MG caíram 30% e 67%, respectivamente. No geral, as vendas totais de carros na região caíram 3%, embora os registros de BEVs tenham aumentado 25%.