Vendas de imóveis usados nos EUA caem mais do que o esperado em junho
Queda nas vendas de moradias usadas reflete desânimo no mercado imobiliário americano. Taxas hipotecárias elevadas e incertezas econômicas afastam compradores, aprofundando a crise no setor.
Vendas de moradias usadas nos Estados Unidos caem mais do que o esperado em junho, indicando uma possível profundidade nas perdas do mercado imobiliário.
A queda foi de 2,7%, totalizando uma taxa anual ajustada de 3,93 milhões de unidades, conforme relatado pela Associação Nacional de Corretores de Imóveis. Economistas esperavam uma taxa de 4,00 milhões de unidades.
As vendas permaneceram inalteradas em relação ao ano anterior, com o economista-chefe da associação, Lawrence Yun, afirmando que "as altas taxas de hipoteca estão fazendo as vendas de casas permanecerem em mínimas cíclicas".
Yun destacou que, se as taxas médias de hipoteca caíssem para 6%, cerca de 160.000 locatários se tornariam proprietários pela primeira vez.
Dados adicionais mostram que a construção de residências unifamiliares caiu para o nível mais baixo em 11 meses e as licenças de construção futuras atingiram o menor patamar em mais de dois anos.
A taxa média da hipoteca fixa de 30 anos está um pouco abaixo de 7%, após o Federal Reserve interromper cortes de juros, preocupado com a inflação.
O banco central dos EUA deve manter sua taxa de juros de referência entre 4,25% a 4,50% na próxima semana, tendo reduzido os juros três vezes em 2024, sendo o último corte em dezembro.