HOME FEEDBACK

Vendas de materiais de construção surpreendem e crescimento deve superar 3% em 2025

Crescimento nas vendas de materiais de construção é impulsionado por aumento no emprego e renda. O novo presidente da Abramat projeta alta acima de 3% para 2025, superando expectativas iniciais.

Crescimento nas Vendas de Materiais de Construção

As vendas de materiais de construção superam expectativas e devem fechar 2025 com crescimento acima de 3%, impulsionadas pelo aquecimento da economia.

Paulo Engler, novo presidente da Abramat, projeta um avanço do faturamento maior que a expectativa inicial de 2,8%. Ele afirma: “O mercado está indo muito bem até aqui. E o segundo semestre é normalmente muito mais forte em vendas.”

A pesquisa mais recente da Abramat mostra um crescimento de 4,9% nas vendas em 12 meses encerrados em junho de 2025. No primeiro semestre deste ano, o aumento foi de 2,2% em relação ao ano anterior.

O varejo é o principal responsável pelo aumento das vendas, beneficiado pela alta de empregos e renda. Engler destaca: “As pessoas têm priorizado cuidar do lugar onde moram.”

Um novo programa do governo para financiar reformas de casas de famílias de baixa renda pode dar um impulso extra ao setor. Engler observa que “não existe uma modalidade de empréstimo voltada para a compra de materiais.”

As incorporadoras para empreendimentos residenciais e comerciais têm apresentado boa performance, com aumento de lançamentos e vendas nos últimos anos. O setor de infraestrutura também se destaca, principalmente em projetos de saneamento.

Embora existam incertezas políticas, Engler acredita que o setor deve se manter resiliente frente a mudanças, como tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros, já que a indústria de materiais exporta menos de 10% de sua produção local.

Publicação: Broadcast+, 16/07/2025, 16:29

Leia mais em estadao