Vendas do mercado imobiliário crescem 16% no 1º tri
Câmara Brasileira da Indústria da Construção revela que o mercado imobiliário cresceu 22,5% em um ano, impulsionado pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Apesar do aumento das taxas de juros, a demanda por moradia continua forte, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
Cbic divulga dados do mercado imobiliário do 1º trimestre de 2025
A Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) anunciou, nesta segunda-feira (19.mai.2025), que o setor imobiliário nacional mantém trajetória de crescimento.
O desempenho foi impulsionado pelo programa Minha Casa, Minha Vida, que correspondeu a mais da metade (44.734) das unidades lançadas no período.
Principais dados:
- Vendas acumuladas: 418.136 unidades nos últimos 12 meses, um aumento de 22,5%.
- Oferta final de imóveis: queda de 4,6%, atingindo 287.980 unidades.
- Tempo médio de escoamento: 6,5 meses para unidades do programa.
Renato Correia, presidente da Cbic, afirmou que, mesmo com juros elevados, os brasileiros continuam investindo em moradia.
O desempenho foi mais forte no Norte e Nordeste, onde o Minha Casa, Minha Vida é predominante. Em São Paulo, no Sudeste, o destaque também é positivo.
A Cbic espera que o mercado imobiliário permaneça aquecido, especialmente com a operação da Faixa 4 do programa, iniciada em maio, e o suporte de financiamentos via FGTS e poupança.
No entanto, o aumento do consumo pode pressionar a inflação. Enquanto isso, o Banco Central tem elevado os juros para conter a alta dos preços, desacelerando o consumo e a produção.
O levantamento da Cbic é parte dos Indicadores Imobiliários Nacionais, desenvolvido em parceria com a Brain Inteligência Estratégica e o Sesi.