HOME FEEDBACK

Vendas no comércio varejista caem 0,1% em junho

As vendas no comércio varejista brasileiro permanecem estáveis, apresentando leve queda de -0,1% em junho. No entanto, o acumulado do ano mostra crescimento de 1,8%, impulsionado por uma alta de 0,3% em relação a junho de 2024.

Vendas no comércio varejista apresentaram variação de -0,1% de maio para junho, mantendo-se estáveis por 3 meses consecutivos. Anteriormente, houve -0,4% em maio e -0,3% em abril.

A média móvel do trimestre até junho foi de -0,3%. No primeiro semestre, o acumulado ficou em 1,8% e, nos últimos 12 meses, em 2,7%. Comparando com junho de 2024, houve um aumento de 0,3% no volume de vendas.

O IBGE divulgou os resultados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de junho em 13 de agosto de 2025. No comércio varejista ampliado, com inclusão de veículos e material de construção, o volume de vendas caiu 2,5% em junho, acumulando 0,5% no semestre.

As vendas no varejo brasileiro em junho variaram 0,2% em comparação a maio, seguindo uma série de ajustes. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve alta de 5,4% no volume de vendas, com ganhos de 8,2%% em 12 meses e 7,7%% em 2025.

Apesar de uma leve queda de 0,1% em junho ante maio, as comparações anuais mostraram crescimento de 1,8%% e 2,7%% nos acumulados. Cristiano Santos, gerente da pesquisa, acredita que a estabilidade tem viés de baixa, com queda de -0,8%% em relação a março, quando houve a última alta.

Santos destaca que, apesar dos fatores que impactam a queda, como a retração do crédito e a inflação nos itens chave, alguns setores do comércio cresceram em junho.

Setores com queda em junho:

  • Setor A
  • Setor B

Setores com crescimento em junho:

  • Setor C
  • Setor D
Leia mais em poder360