Venezuela inicia exercícios militares em ilha do Caribe em resposta ao envio de navios de guerra dos EUA
Venezuelanos realizam manobras no Caribe em resposta à presença militar dos EUA na região. Defesa aérea será reforçada com o uso de drones e operações de guerra eletrônica.
A Venezuela iniciou exercícios militares na ilha La Orchila em resposta ao envio de navios de guerra dos Estados Unidos ao Caribe. O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrino López.
Os exercícios coincidem com a mobilização militar dos EUA, que destaca oito navios de guerra para operações antidrogas. O governo de Nicolás Maduro classifica essa ação como um “cerco” e “ameaça”.
Padrino López afirmou que a Venezuela vai realizar deslocamentos da defesa aérea com drones armados, de vigilância e submarinos, além de implementar ações de guerra eletrônica para se defender da “voz ameaçadora” dos EUA.
A televisão pública exibiu imagens dos navios militares em La Orchila, que abriga uma base da Marinha venezuelana. Na terça-feira, o presidente americano, Donald Trump, anunciou que três barcos supostamente venezuelanos com drogas foram neutralizados no Caribe.
Os exercícios, que durarão três dias, envolvem 12 navios militares, 22 aeronaves e 20 embarcações menores da “Milícia especial naval”, segundo o vice-almirante Irwin Raúl Pucci.
A ilha La Orchila é um território de 43 km², situada a 97 milhas náuticas de La Guaira, próximo ao local onde os EUA interceptaram uma embarcação pesqueira venezuelana recentemente. “Estamos elevando nosso preparo operacional voltado para o Caribe”, concluiu Padrino López.
Com informações da AFP