HOME FEEDBACK

Venezuela proíbe uso de drones em seu espaço aéreo em meio a tensão com os EUA

Venezuela impõe proibição temporária de drones em meio a tensões com os EUA. Medida, que vale por 30 dias, busca regular a navegação aérea e exclui operações das forças de segurança.

Venezuela proíbe temporariamente voos de drones

A Venezuela, nesta terça-feira, 19, anunciou a proibição da compra, venda e operação de aeronaves ou drones em seu espaço aéreo. A medida foi comunicada pelo ministro dos Transportes, Ramón Velásquez Araguayán, em meio a tensões com os Estados Unidos.

O comunicado destaca que a proibição se estende a fabricação, importação, distribuição, instrução, capacitação, treinamento e registro de drones e terá validade de “30 dias prorrogáveis”. A exceção será para órgãos de segurança e defesa do país.

O ditador Nicolás Maduro denunciou um aumento das ameaças dos EUA e planeja mobilizar mais de 4,5 milhões de milicianos ao longo do país. As milícias foram criadas por Hugo Chávez para ajudar as Forças Armadas.

Maduro, que enfrentou uma tentativa de assassinato em 2018 e um levante militar em 2019, frequentemente alega conspirações que resultaram em detenções durante seu governo. A regulação de drones será de responsabilidade do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), em coordenação com outros ministérios relevantes.

O registro de drones é obrigatório na Venezuela, e é necessário obter uma licença e um seguro de responsabilidade civil para a operação legal. A falta de licenças tem levado à detenção de indivíduos ao longo dos anos.

Leia mais em estadao