Venezuela recebe avião com 178 deportados dos Estados Unidos
O retorno dos migrantes faz parte da restabelecida parceria entre Venezuela e Estados Unidos para a deportação de cidadãos venezuelanos. A ação ocorre em meio a tensões políticas e acusações entre os dois países sobre a situação dos deportados.
Avião com migrantes venezuelanos retorna à Venezuela
Na madrugada de sexta-feira (28), um avião procedente de Honduras trouxe 178 migrantes venezuelanos deportados dos Estados Unidos. Este foi o segundo grupo a retornar, após a retomada dos voos de deportação.
O ministro do Interior, Diosdado Cabello, informou que entre os deportados, somam-se 13 mulheres. O país e os Estados Unidos, que rompem laços desde 2019, discutem a execução de um acordo de deportação firmado em janeiro.
Nos últimos meses, os EUA acusaram 238 venezuelanos de ligação à gangue 'Tren de Aragua' e os enviaram para uma prisão de segurança máxima em El Salvador.
Cabello também ressaltou a demanda pela liberdade dos venezuelanos detidos no país vizinho. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, defendeu as deportações, alegando que muitos estavam sendo empurrados para os EUA pela Venezuela.
O primeiro grupo de deportados chegou ao país em 11 de fevereiro, e houve outras chegadas nos meses subsequentes. O Departamento americano foi acusado de bloquear os voos, enquanto Caracas denunciou represálias, como a revogação da licença da Chevron para operar no país.
Segundo a ONU, cerca de oito milhões de venezuelanos deixaram o país devido à crise econômica, mas o governo afirma que mais de 1,2 milhão já retornaram.
Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira