HOME FEEDBACK

Venezuela reforça fronteira com a Colômbia com 15 mil soldados para combater narcotráfico

Venezuela intensifica operações militares e policiais nas fronteiras com a Colômbia para combater o narcotráfico. A medida ocorre em um contexto de crescentes tensões com os Estados Unidos e entre os países vizinhos.

Venezuela envia mais de 15 mil soldados para operações antidrogas em regiões fronteiriças com a Colômbia.

O ministro do Interior, Diosdado Cabello, anunciou o reforço das forças de segurança nos estados de Táchira e Zulia, aumentando o número de aeronaves, drones e barcos para patrulha.

Cabello solicitou à Colômbia que impeça o movimento de gangues criminosas pela fronteira, que se estende por 2.200 quilômetros.

O ministro rejeitou a ligação da Venezuela com o narcotráfico, alegando que apenas 5% das drogas colombianas tentam sair pelo Caribe venezuelano. Em 2023, foram apreendidos 52.769 quilos de drogas até agosto.

Essas ações ocorrem em um clima de tensão devido à expectativa da chegada de três navios de guerra americanos no Caribe. O governo dos EUA está combatendo as ameaças dos cartéis de drogas latino-americanos.

No início de agosto, a recompensa pela captura de Nicolás Maduro foi elevada para US$ 50 milhões, aumentando as tensões entre Venezuela e EUA.

Leia mais em valoreconomico