Venezuela suspende voos com Colômbia após denunciar chegada de ‘mercenários’ por essa rota
Cabello alega ameaça à segurança e justifica a decisão com prisões vinculadas a um suposto complô oposicionista. A suspensão ocorre em um momento crítico de eleições no país, acirrando as tensões entre Venezuela e Colômbia.
Ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, anunciou a suspensão da conexão aérea com a Colômbia nesta segunda-feira (19).
A decisão ocorreu após denúncias de chegada de "mercenários" pela via aérea, com a intenção de sabotagem nas eleições parlamentares e para governadores realizadas no domingo (18).
Cabello vinculou os mercenários à oposição, especialmente a María Corina Machado, que pediu o boicote às eleições, alegando fraude na reeleição de Nicolás Maduro.
O ministro declarou: “Demos instruções para suspender imediatamente todos os voos da Colômbia para a Venezuela”.
Ele também mencionou a prisão de 38 pessoas, sendo 17 estrangeiras, e afirmou que os mercenários tinham partido de outros países, mas entraram pela Colômbia.
Ainda segundo Cabello, o objetivo dos mercenários era atacar
- embaixadas
- hospitais
- postos de comando da polícia
Os voos entre os dois países foram retomados em novembro de 2022, após anos de interrupção. O governo venezuelano frequentemente denuncia planos de derrubar Maduro com respaldo dos EUA e Colômbia.
*Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório