Vereador do Psol critica PT e possível ida de Boulos ao governo
Roberto Robaina critica a crise na esquerda brasileira e questiona possíveis alianças com o governo Lula. O vereador destaca os desafios enfrentados pelos partidos progressistas e a necessidade de fortalecer a base eleitoral diante do avanço da direita.
Vereador Roberto Robaina (Psol-RS) afirmou que a esquerda brasileira enfrenta uma crise, em debate na série de seminários “O futuro da esquerda brasileira” em São Paulo, na 5ª feira (15.mai.2025).
Robaina criticou a possibilidade do deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) integrar o governo Lula (PT), considerando a decisão um erro. Ele destacou a construção de uma base eleitoral sólida por Boulos em São Paulo.
O vereador apontou que o Psol não possui a mesma energia social que o PT em seus primórdios, mas teve a conquista de parlamentares reconhecidos.
A saída de Marcelo Freixo do Psol para o PT foi vista como uma “destruição de patrimônio” pelo parlamentar. Ele disse que as discussões sobre a esquerda se concentram no histórico do PT, que busca ocupar o espaço anteriormente do PSDB.
Robaina identificou o desafio atual da esquerda como o de conter o avanço da direita no Brasil. O evento contou com a presença da professora Virginia Fontes da UFF e mediação do professor Anderson Paiva do IFSP.
Guilherme Boulos é cotado para a Secretaria Geral da Presidência, possibilitando um fortalecimento do diálogo entre o governo e movimentos sociais, fundamental para aumentar o eleitorado em uma possível reeleição de Lula em 2026.
A indicação de Boulos está condicionada ao seu apoio ao governo até o fim do mandato e não concorrência à reeleição. O governo também anunciou mudanças ministeriais, com Juscelino Filho substituído por Frederico de Siqueira e a saída de Carlos Lupi após escândalos.
Enquanto isso, o Centrão expressa insatisfação, reclamando que as mudanças não contemplam os partidos aliados.