Vice de Trump chama chineses de 'camponeses', e Pequim acusa Vance de discurso 'ignorante e indelicado'
Pequim critica declarações do vice-presidente americano e reafirma posição sobre relações comerciais. A China responde às tarifas de Trump, acusando os EUA de chantagem e se comprometendo a lutar contra as medidas.
Pequim criticou a declaração do vice-presidente americano JD Vance como “ignorante” após ele afirmar que os EUA tomavam dinheiro emprestado de “camponeses chineses”.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, expressou sua indignação, afirmando que as relações econômicas entre China e EUA estão claras.
A China está reagindo às tarifas impostas pela administração Trump e à ameaça de uma tarifa adicional de 50% sobre produtos chineses caso Pequim não reverta suas tarifas retaliatórias. O Ministério do Comércio da China acusou os Estados Unidos de “chantagem” e afirmou que vão “lutar até o fim”.
Na sua entrevista à Fox News, Vance apoiou as tarifas globais, questionando os benefícios da “economia globalista”. Ele destacou que os EUA estavam “assumindo uma enorme dívida” para comprar produtos.
Essa escalada na guerra comercial afeta os americanos, que em 2022 compraram US$ 440 bilhões em bens da China, a segunda maior fonte de importações dos EUA, atrás do México.