HOME FEEDBACK

Vice de Trump pressiona União Europeia a reduzir tarifas e barreiras regulatórias

Vice-presidente dos EUA busca melhorar relações comerciais com a UE, destacando necessidade de redução de tarifas. Comissão Europeia se prepara para contramedidas caso negociações não avancem.

Vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, afirmou que discussões com a Europa estão em andamento, visando reduzir tarifas e barreiras regulatórias para melhorar as relações comerciais entre os dois.

No evento da Conferência de Segurança de Munique em Washington, Vance elogiou as iniciativas europeias para expandir defesas, mas pediu mais participação dos fabricantes de armas dos EUA.

A Comissão Europeia anunciou que, se as negociações falharem, revelará contramedidas contra as tarifas dos EUA nesta quinta-feira, 8. O Comissário Europeu de Comércio, Maroš Šefčovič, disse que medidas de reequilíbrio e planos futuros serão discutidos.

Na semana passada, Šefčovič mencionou uma proposta de 50 bilhões de euros (R$ 326 milhões) para resolver a disputa comercial com os EUA, mas destacou que a manutenção das tarifas de 10% não seria uma solução justa.

O progresso tem sido feito em várias rodadas de negociações desde que o presidente Donald Trump impôs e depois suspendeu tarifas de 20%. A ambição ainda é fechar um acordo equilibrado e justo com a Casa Branca.

Šefčovič também apontou que o foco está em considerar as exportações de serviços americanos para a UE, que ajudariam a reduzir o déficit comercial para cerca de 50 bilhões de euros (R$ 325 bilhões).

Leia mais em folha