Vice-premiê da China levanta “preocupações” sobre tarifas com representante dos EUA
Vice-premiê chinês alerta sobre impacto das tarifas dos EUA em conversa com representante comercial. Troca de opiniões busca mitigar tensões econômicas entre as duas potências.
PEQUIM (Reuters) – O vice-premiê da China, He Lifeng, expressou “preocupações solenes” sobre tarifas e taxas “recíprocas” planejadas pelos EUA durante uma chamada de vídeo com o representante comercial norte-americano, Jamieson Greer.
A troca de opiniões foi descrita como “franca e profunda” e ambos concordaram em manter a comunicação, segundo a Xinhua.
A conversa acontece enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, se prepara para impor novas tarifas sobre produtos chineses na próxima semana.
Trump já aplica tarifas de 20% nas importações da China desde janeiro, alegando que Pequim não coíbe a saída de precursores químicos para fentanil.
A China retaliou com tarifas de até 15% sobre diversos produtos dos EUA, incluindo petróleo e produtos agrícolas.
Essas medidas aumentaram as tensões entre as duas potências, que enfrentam níveis historicamente baixos nas relações, devido a questões comerciais, tecnológicas e a situação de Taiwan.