HOME FEEDBACK

Vice-presidente da Câmara ameaça pautar anistia e pressiona Hugo Motta

Altineu Côrtes promete pautar projeto de anistia aos condenados dos atos de 8 de Janeiro assim que assumir a presidência interina da Câmara. A medida intensifica a pressão da oposição e sinaliza um possível embate maior com o Judiciário.

Vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ), anunciou que irá pautar o projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro assim que assumir interinamente a presidência da Casa.

O recado foi dado ao atual presidente, Hugo Motta (Republicanos-PB), e vem após a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Côrtes afirmou: “No primeiro momento em que exercer a presidência, irei pautar a anistia.”

A proposta, que tramita em comissão especial, prevê anistia ampla para os condenados nos atos antidemocráticos. Pode incluir Bolsonaro, caso ele seja condenado em processos relacionados aos eventos.

Deputados da oposição afirmam ter os votos necessários, mas reconhecem a falta de vontade política para levar o projeto ao plenário.

A declaração de Côrtes surge após a decisão do STF, que determinou a prisão domiciliar de Bolsonaro, decidida pelo ministro Alexandre de Moraes. A medida gerou insatisfação na base bolsonarista.

A tensão entre Legislativo e Judiciário aumenta, com a oposição buscando transformar o caso de Bolsonaro em prioridade no Congresso. Protestos por parte de parlamentares bolsonaristas ocorrem na Câmara e no Senado.

A pressão sobre Hugo Motta e a mesa diretora da Câmara cresce, trazendo a anistia para o centro do debate político em Brasília.

Leia mais em jovem-pan