Vídeo em que policiais espancam motorista negro por farol apagado viraliza nos EUA
Viralização do vídeo gerou reações de indignação e pedidos por responsabilidade da polícia. Investigação interna é iniciada para apurar os detalhes da abordagem violenta em Jacksonville.
Vídeo de violência policial viraliza nos EUA, mostrando policiais espancando um homem negro após abordagem por faróis apagados.
A situação ocorreu em Jacksonville, Flórida, em fevereiro, mas as imagens foram divulgadas recentemente.
O homem, William McNeil Jr., de 22 anos, questionou os agentes sobre a razão da abordagem, uma vez que estava de dia e outros motoristas também dirigiam com os faróis apagados.
Os policiais responderam que “isso não interessa”, e, ao solicitar a presença de um supervisor, a situação se agravou com a quebra da janela do carro e forte agressão.
Após ser retirado do veículo, McNeil foi agredido com socos e imobilizado no chão.
Após a viralização do vídeo, o Escritório do Xerife de Jacksonville anunciou a abertura de uma investigação interna, com o xerife T. K. Waters afirmando a importância do comportamento adequado dos agentes.
Os advogados de McNeil, ativistas de direitos civis, destacaram a história de violência policial na cidade e que McNeil não representava ameaça alguma durante a abordagem.
O senador Shevrin Jones classificou a atuação policial como "inaceitável" e racista, evidenciando a violência enfrentada por muitas pessoas negras.