Vídeo mostra caixa de ajuda humanitária lançada pelo ar atingindo palestinos; menino de 15 anos morreu
Adolescente é morto por pacote de ajuda humanitária em Gaza, enquanto populações desesperadas buscam suprimentos. ONU critica lançamento aéreo e pede maior acesso para ajuda terrestre.
Tragédia em Gaza: Um pacote de ajuda humanitária lançado de paraquedas matou um adolescente de 15 anos, Muhannad Eid, no dia 9 de setembro. O incidente ocorreu enquanto ele tentava coletar suprimentos em Nuseirat.
Segundo o irmão, Eid correu em direção aos pacotes quando foi esmagado por um deles. Um vídeo mostra o desespero de várias pessoas na área devastada, com a mãe de Muhannad chorando pela morte do filho.
Agências da ONU afirmam que os lançamentos aéreos são insuficientes. Elas pedem que Israel permita a entrada de mais ajuda por terra para combater a fome dos 2,2 milhões de habitantes da Faixa de Gaza, muitos deles deslocados.
Após mais de 21 meses de guerra, a situação é crítica, com relatos de pessoas morrendo de fome e precisando urgentemente de ajuda básica.
As Nações Unidas informam que mais de mil pessoas morreram tentando receber ajuda desde que a Fundação Humanitária de Gaza começou a operar em maio de 2025. A maior parte dessas mortes foi causada por disparos de forças israelenses próximas aos locais de distribuição de suprimentos.
Ainda antes da fundação, em 2024, pacotes de ajuda lançados sobre Gaza já haviam causado mortes e ferimentos em civis, conforme relatado por um chefe de enfermagem local.
Israel, por sua vez, nega ter uma política deliberada de provocar fome e afirma que o Hamas poderia resolver a crise ao se render.