Vídeo mostra vice-consulesa colombiana sendo baleada em SP
Vice-consulesa da Colômbia é atingida por bala durante ação de um policial que reagiu a assalto. Claudia Ortiz Vaca foi hospitalizada após a cirurgia e está com quadro de saúde estável.
Claudia Ortiz Vaca, vice-consulesa da Colômbia, foi Baleada em São Paulo durante uma tentativa de assalto na sexta-feira (14.mar.2025).
O incidente aconteceu na avenida Nove de Julho, nos Jardins. Um vídeo de segurança flagrou o momento em que a colombiana foi atingida por um tiro de um policial militar de folga, identificado como Samuel Junior Santos, que perseguia os assaltantes.
Os assaltantes tentaram roubar o celular de uma mulher dentro de um táxi. Ela e o taxista reagiram, e os criminosos fugiram pela calçada. O PM, então, disparou contra eles e atingiu Claudia.
A vice-consulesa foi socorrida e encaminhada ao Hospital Israelita Albert Einstein, onde passou por cirurgia e seu estado é estável.
Um dos envolvidos, Bruno Narbutis Borin, 19 anos, foi preso e possui histórico criminal. Outro suspeito, Juan Dias Machado, 21 anos, também foi detido e tem antecedentes por furtos.
O Itamaraty divulgou nota lamentando o incidente e expressando solidariedade à vice-consulesa, sua família e ao governo colombiano, ressaltando estreita coordenação com a Embaixada e Consulado da Colômbia.