HOME FEEDBACK

Vietnã abole pena de morte para 8 crimes, e magnata condenada por fraude de R$ 148 bi deve ser 'poupada' de execução

Magnata imobiliária vietnamita escape da pena de morte após a abolição de sanções para crimes de desvio e corrupção. Truong My Lan terá sua sentença convertida em prisão perpétua, com possibilidades de redução adicional ao devolver parte dos ativos desviados.

Magnata imobiliária vietnamita, Truong My Lan, condenada à morte por fraude de US$ 27 bilhões, não será mais executada.

Seu advogado, Giang Hong Thanh, anunciou que a pena de morte será convertida em prisão perpétua. O Vietnã aboliu a pena capital para oito crimes, incluindo corrupção e desvio de bens.

Lan, de 68 anos, foi condenada por desvio de dinheiro do Saigon Commercial Bank (SCB), controlado por ela. Em dezembro, o tribunal negou seu recurso, mas indicou que a pena poderia ser reduzida se ela devolvesse três quartos dos ativos desviados.

O advogado informou que ela “ainda está cooperando ativamente” com as autoridades para reestruturar o SCB.

Embora possuísse oficialmente 5% das ações do SCB, Lan controlava na prática mais de 90% do banco. Dezenas de milhares de investidores perderam dinheiro na fraude, provocando protestos no Vietnã.

Em outro caso, a pena de prisão perpétua de Lan por lavagem de dinheiro foi reduzida para 30 anos em abril.

A nova lei aprovada aboliu a pena de morte para crimes como desvio de bens e espionagem. O Ministro da Segurança Pública, Luong Tam Quang, afirmou que a pena capital estava desalinhada com a realidade socioeconômica atual.

A Anistia Internacional estima que mais de 1.200 pessoas estão no corredor da morte no Vietnã.

Leia mais em o-globo