Vietnã aceita acordo que estabelece tarifas de 20% sobre suas exportações para os EUA, diz Trump
Acordo entre Trump e Vietnã impõe tarifas de 20% sobre exportações vietnamitas. Medida visa minimizar a ameaça de tarifas ainda maiores, impactando o mercado de calçados e roupas.
Donald Trump fecha acordo comercial com o Vietnã, estabelecendo uma tarifa de 20% sobre exportações vietnamitas para os EUA.
O acordo aumentará os preços de calçados e roupas do Vietnã, um dos principais concorrentes dos produtos brasileiros. A medida veio para evitar uma tarifa maior, de 46%.
O Brasil espera se beneficiar dessa taxa, que mantém seus calçados com tarifas em 10%.
Em abril, Trump anunciou tarifas "recíprocas" de até 50% sobre países que exportam mais aos EUA do que importam. Após reações negativas nos mercados financeiros, ele suspendeu tarifas mais altas por 90 dias.
Trump destacou o acordo em suas redes sociais, mencionando uma conversa com To Lam, do Partido Comunista do Vietnã. Os produtos vietnamitas sofrerão tarifas de 40% se forem enviados de outros países.
Em troca, o Vietnã concederá aos EUA acesso total aos seus mercados. A venda de veículos, especialmente SUVs, é uma oportunidade prevista.
Os EUA são o principal mercado de exportação do Vietnã, com vendas de 57 bilhões de dólares nos primeiros cinco meses de 2025.
Apesar da expectativa de benefícios, especialistas alertam sobre a aplicação das tarifas e seu impacto em empresas com componentes estrangeiros.
As ações de empresas têxteis se moveram de forma mista em Wall Street, com marcas como Gap e Ralph Lauren apresentando modestas altas, enquanto Lululemon caiu.