Vietnã e Rússia selam parceria para construção de usinas nucleares
Vietnã e Rússia se comprometem a acelerar acordos para construção de usinas nucleares, visando até 6,4 GW de energia até 2035. A decisão marca a retomada de um projeto interrompido há uma década, com foco em segurança e desenvolvimento econômico.
Vietnã e Rússia anunciaram, em 11 de maio de 2025, que irão dialogar sobre a construção de usinas de energia nuclear no Vietnã.
O governo vietnamita espera que as primeiras instalações tenham capacidade de até 6,4 gigawatts, com operação entre 2030 e 2035.
O anúncio seguiu a visita do líder vietnamita, To Lam, a Moscou no dia 9 de maio. Ele enfatizou que as construções respeitarão os regulamentos de segurança nuclear e radiológica.
Lam afirmou: “O desenvolvimento das usinas com tecnologia avançada estará estritamente em conformidade com os regulamentos de segurança nuclear e radiológica e para o benefício do desenvolvimento socioeconômico”.
Há 10 anos, o Vietnã havia interrompido seus planos de construção de usinas. A retomada visa aumentar a capacidade de geração energética e impulsionar a economia.
No início deste ano, o Vietnã expressou interesse em discutir outros projetos nucleares com Rússia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos e França.