Vietnã fecha acordo para pagar tarifas de 20% aos EUA
Trump firma acordo comercial com o Vietnã para evitar tarifas mais altas sobre exportações. O pacto estabelece tarifas de 20% sobre produtos vietnamitas e promete maior acesso ao mercado americano.
Trump anuncia acordo comercial com o Vietnã estabelecendo tarifa de 20% sobre exportações do país para os EUA.
O acordo visa aumentar os preços de calçados e roupas, permitindo ao Vietnã evitar uma tarifa de 46%.
Em abril, Trump anunciou tarifas “recíprocas” de até 50% para países que exportam mais do que importam dos EUA.
Após um período de incertezas nos mercados, Trump suspendeu as tarifas mais altas por 90 dias, com expectativa de retorno em 9 de julho.
Trump fez o anúncio em sua plataforma Truth Social, destacando que conversou com To Lam, secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã.
O Vietnã concederá acesso total aos mercados americanos, permitindo a venda de produtos sem tarifas. O mercado americano é crucial para o Vietnã, com $57 bilhões (R$ 310,6 bilhões) em vendas em 2025.
O governo vietnamita confirmou o acordo, mas não especificou tarifas. Dan Martin, da consultoria Dezan Shira & Associates, observa que a sobretaxa de 20% é positiva, mas a aplicação dos 40% ainda gera incertezas.
As ações relacionadas a vestuário e artigos esportivos tiveram uma movimentação mista em Wall Street, com alguns ganhos seguidos de perdas.
*Com informações da AFP
Publicado por Fernando Dias