Visa lança nova empresa no Brasil para entrar no PIX
Visa cria empresa no Brasil para atuar com pagamentos via PIX, mirando na redução da fricção em transações online. A Visa Conecta promete facilitar as compras em ecommerces com pagamentos instantâneos e estratégias inovadoras.
Visa anuncia nova empresa no Brasil para atuar no mercado do PIX, que representa 35% das transações no ecommerce.
A iniciativa faz parte da estratégia global da Visa de se tornar uma empresa de tecnologia em movimentação financeira, expandindo além dos cartões.
A nova empresa, Visa Conecta, será uma instituição de pagamentos e vai atuar inicialmente como iniciador de pagamentos do PIX. A Visa já solicitou a licença de ITP ao Banco Central, com expectativa de aprovação até novembro.
A decisão foi impulsionada pelo lançamento da jornada de pagamento do PIX sem redirecionamento pelo Banco Central, permitindo compras com um clique no ecommerce.
Atualmente, para usar o PIX, o cliente precisa copiar um código ou escanear um QR Code, mas a nova jornada oferece maior facilidade e potencial de aumento de conversão.
Leonardo Enrique, que liderará a Visa Conecta, destacou que muitos clientes apontaram a conversão como desafio. O pagamento instantâneo pode reduzir desistências durante o processo de compra.
Embora sem a licença, a Visa planeja iniciar operações em setembro, utilizando a infraestrutura da Celcoin. A tecnologia será baseada na liderança europeia da Tink, adquirida pela Visa há três anos.
Leonardo afirmou que a solução de iniciação de pagamento do PIX será o primeiro produto da Visa Conecta, com planos para futuros lançamentos em open finance.
A Visa Conecta operará sob o guarda-chuva da Visa Inc, devido a questões regulatórias do Banco Central que proíbem a coexistência com a Visa Brasil.