HOME FEEDBACK

Visita de Lula a Cristina Kirchner amplia distanciamento entre presidente do Brasil e Javier Milei

Lula se reúne com Cristina Kirchner durante cúpula do Mercosul, em meio a tensões entre os líderes argentinos. Governos tentam manter relações amigáveis, apesar das divergências e preocupações sobre a visita do presidente brasileiro.

Visita de Lula à Cristina Kirchner acontece em um contexto delicado. O encontro foi autorizado pela Justiça argentina e ocorrerá durante a cúpula do Mercosul.

O presidente argentino Javier Milei, não entusiasta do Mercosul, foi convencido a manter a Argentina no bloco por sua relevância econômica. Embora não admire a visita de Lula, adota uma postura cautelosa para evitar tensões na cúpula.

Após a cúpula, Lula encontrará Cristina Kirchner, que cumpre pena de prisão domiciliar por corrupção. Há um entendimento de que Milei não deve criticar publicamente Lula, considerando seus encontros anteriores com o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O Itamaraty expressou preocupações sobre a visita, mas a equipe do Palácio do Planalto defendeu sua importância. A autorização para a visita inclui a condição de que Cristina não cause incômodos à vizinhança, sob pena de complicações legais.

Cristina, de 72 anos e já alvo de uma tentativa de assassinato, argumenta que a prisão domiciliar é por sua segurança, mas procuradores afirmam que ela não corre riscos em um ambiente penitenciário.

Reportagem produzida com auxílio de IA

Leia mais em jovem-pan