Visita de Lula é destaque na mídia japonesa
Lula reforça laços estratégicos com o Japão durante visita histórica. Acordos bilaterais buscam diversificar parcerias comerciais e reduzir dependência da China.
Visita do presidente Lula ao Japão repercute na mídia japonesa.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve encontros com o imperador Naruhito, a imperatriz Masako e o premiê Shigeru Ishiba durante sua visita. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, e a ministra Marina Silva também foram entrevistadas.
O Yomiuri Shimbun destacou o fortalecimento dos laços entre Brasil e Japão, com reuniões bilaterais a cada 2 anos e a intenção de “reduzir a dependência” da China. O jornal lembrou que essa é a primeira visita de um líder estrangeiro ao Japão desde maio de 2019.
Nos dias anteriores, o jornal relatou uma cerimônia de boas-vindas com apresentação de samba e um jantar entre Lula e o imperador.
O Asahi Shimbun noticiou, pela primeira vez, um banquete imperial com dress code informal a pedido de Lula e os encontros planejados a cada 2 anos.
O Mainichi Shimbun comentou sobre os acordos na área ambiental entre Brasil e Japão e publicou uma entrevista com Marina Silva.
O Nikkei analisou a visita de Lula e destacou que o Brasil está se aproximando rapidamente do Japão, compartilhando valores e princípios.
Editorial da Nikkei: O Brasil é visto como uma potência em crescimento no ‘Sul Global’ e é um parceiro estratégico do Japão, especialmente na economia.
O Sankei Shimbun também ressaltou o encontro de Lula com o casal imperial e a declaração do imperador sobre a amizade entre os países.
Além disso, a NHK informou que o banquete foi o primeiro em 6 anos e cobriu o encontro com Ishiba.
Leia mais sobre a passagem de Lula pelo Japão.