Vista “sandálias da humildade” e fale com Trump, diz Mourão a Lula
Mourão questiona a estratégia de Lula em meio à crise comercial com os EUA e critica diálogo com outras potências. Senador sugere uma abordagem mais conciliatória para enfrentar as tarifas impostas pelos americanos.
Senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) critica o presidente Lula (PT) sobre a crise comercial com os EUA.
No seu perfil na rede social X, Mourão questionou: “Em meio a uma crise diplomática com os EUA, ao invés de buscar distensionar, Lula incrementa o diálogo com China, Índia e Rússia… Qual o objetivo dessa manobra ‘diplomática’?”
Ele sugeriu que seria mais produtivo “vestir as sandálias da humildade” e procurar uma solução com o governo de Donald Trump.
A partir de 6 de agosto, tarifas de 50% foram impostas pelos EUA sobre alguns produtos brasileiros. Quase 700 itens estão sujeitos à taxa original de 10%.
Negociações estão estagnadas; Lula já afirmou que não irá contatar Trump. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), informou que uma reunião com o secretário de Tesouro dos EUA, Scott Bessent, foi cancelada.
Haddad acusou a militância de direita de interferir na agenda: “A militância antidiplomática que atua junto à Casa Branca desmarcou a reunião virtual marcada para 13 de agosto.”