HOME FEEDBACK

Visto de Padilha para os EUA está vencido há meses, diz ministro

Ministro da Saúde explica que visto dos EUA está vencido e nega irregularidades no programa. O governo americano classifica o Mais Médicos como um "golpe diplomático" e impõe sanções a ex-funcionários do ministério.

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, revelou que seu visto para os EUA está vencido há meses, afirmando que não poderia ser cassado pelo governo americano.

No dia 13 de outubro, o governo de Donald Trump anunciou a revogação de vistos para Mozart Júlio Tabosa Sales, secretário do Ministério da Saúde, e Alberto Kleiman, ex-funcionário do governo brasileiro.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, criticou o programa Mais Médicos, afirmando que foi um "golpe diplomático inconcebível".

A embaixada americana descreveu o programa como um "golpe" que explorou médicos cubanos e enriqueceu um "regime corrupto". Os EUA prometem responsabilizar todos relacionados a esse esquema.

O Mais Médicos, criado no governo Dilma Rousseff e retomado por Luiz Inácio Lula da Silva, visa levar profissionais de saúde a regiões carentes, com participação significativa de médicos cubanos.

Após as sanções, Padilha defendeu o programa, afirmando que ele "sobreviverá a ataques injustificáveis". O presidente Lula também apoiou a iniciativa, destacando o respeito entre Brasil e Cuba, e encorajou Mozart Sales a explorar o Brasil.

Leia mais em globo