HOME FEEDBACK

‘Vitória do Parlamento’: Alcolumbre rebate governo e justifica derrubada do aumento do IOF

Davi Alcolumbre defende a atuação do Congresso e reitera o papel constitucional da Casa na derrubada do aumento do IOF. A decisão reflete a insatisfação da população e representa um desafio para as metas fiscais do governo Lula.

Davi Alcolumbre, presidente do Senado, defendeu o Congresso Nacional após a derrubada do decreto que aumentava as alíquotas do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nesta quarta-feira (25).

Em resposta a críticas da equipe econômica e integrantes do governo Lula, ele reafirmou que o Legislativo apenas cumpriu seu papel constitucional: “Não podemos aceitar ofensas e agressões por uma decisão legítima do Parlamento.”

A medida foi aprovada por ampla maioria na Câmara e no Senado, anulando o aumento imposto pelo Executivo, considerado uma derrota significativa para a equipe econômica.

Alcolumbre destacou que a votação não ataca as prerrogativas do Executivo e ressaltou a necessidade de diálogo entre os Poderes: “Desde o início, ajudamos o governo mais do que atrapalhamos.”

A derrubada do decreto representa uma vitória para a oposição e cria um desafio para o governo, que precisará compensar a perda de arrecadação estimada em R$ 10 bilhões para 2025. O projeto segue para promulgação.

Leia mais em jovem-pan