Von der Leyen e outros líderes europeus acompanharão Zelenski em sua reunião com Trump
Líderes europeus se reúnem com Zelenski e Trump para discutir conflitos na Ucrânia. A cúpula visa avaliar os resultados da conversa entre Trump e Putin e analisar os próximos passos em relação à guerra e à integração da Ucrânia na UE e na OTAN.
Bruxelas, 17 ago (EFE) – A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, viajará a Washington com líderes europeus e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, nesta segunda-feira.
A confirmação foi feita por Von der Leyen, que declarou: “A pedido do presidente Zelenski, me unirei à reunião com o presidente Trump e outros líderes europeus na Casa Branca”.
Participarão da reunião:
- Chanceler alemão, Friedrich Merz
- Presidente francês, Emmanuel Macron
- Primeiro-ministro britânico, Keir Starmer
- Primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni
- Presidente finlandês, Alexander Stubb
- Secretário-geral da OTAN, Mark Rutte
Antes do encontro, Von der Leyen e Zelenski participarão de uma reunião por videoconferência com líderes da Coalizão de Voluntários, a partir de Bruxelas.
Zelenski anunciou a viagem após cúpula entre Trump e Putin no Alasca, destacando que discutirá “detalhes sobre como pôr fim à matança e à guerra”.
O objetivo é obter informações sobre o resultado da conversa entre Trump e Putin, que gerou ceticismo na Ucrânia e na Europa.
Líderes europeus, junto a Von der Leyen, manifestaram disposição para colaborar na realização de uma cúpula trilateral entre Ucrânia, Rússia e EUA, mas afirmaram que “a Rússia não pode vetar o caminho da Ucrânia rumo à UE e à OTAN”.
A declaração é assinada por líderes da França, Reino Unido, Itália, Alemanha, Finlândia e Polônia.