HOME FEEDBACK

Voo com mais de 135 brasileiros deportados pelos EUA chega a Belo Horizonte

Quarto voo repatriando brasileiros dos Estados Unidos desde o início do ano chega ao país. Mudança de rota visa melhorar o atendimento aos deportados e evitar crises diplomáticas.

Chegada de Voo com Brasileiros Repatriados

No sábado (15), chegou ao Brasil um voo com mais de 135 brasileiros repatriados dos Estados Unidos.

Este é o quarto avião de deportados do ano, pousando em Fortaleza para primeiros atendimentos, e depois em Confins, Belo Horizonte.

A mudança na rota foi feita para reduzir o tempo em que os brasileiros ficam algemados, após uma crise diplomática entre Brasília e Washington.

As algemas foram retiradas em Fortaleza. Os repatriados recebem:

  • Alimentação e água
  • Orientações para regularização de documentos
  • Apoio logístico para retorno às cidades de origem

No aeroporto de Confins, uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais e psicólogos estava disponível.

Após o primeiro voo da era Trump, surgiram imagens de brasileiros algemados e denúncias de maus tratos, levando o governo a solicitar explicações.

O chefe da embaixada americana pediu desculpas em reunião privada. Autoridades dos dois países se reuniram para discutir voos futuros.

Trump intensificou as prisões como parte de uma operação para deportação em massa. Estima-se que 230 mil brasileiros estão em situação irregular nos EUA, sendo 38 mil com ordens de deportação.

Com o voo deste sábado, o total de repatriados desde o início do ano chega a 498.

Desde 2018, o Brasil tem recebido deportados regularmente, em acordo com os EUA. Dois deportados foram presos pela Polícia Federal em Fortaleza, um por homicídio e outro por roubo.

Com informações do Estadão Conteúdo

Publicado por Sarah Paula

Leia mais em jovem-pan